Peru – Roteiro de 10 dias

peru-MMAP-md

Peru é um país situado na América do Sul, fazendo fronteira com o Brasil.

Minha vontade de conhecer esse país surgiu dos meus tempos de escola quando aprendi sobre uma das mais antigas civilizações e sobre o império Inca. Desde então, um dos meus sonhos era visitar uma das 7 maravilhas do mundo: Machu Picchu.

Como sempre, minha ideia inicial era viajar sozinha, mas minha amiga, dos tempos de faculdade também tinha esse sonho e assim, começamos nossos planos de viagem.

Meu roteiro foi planejado em 10 dias. Compramos nossa passagem em uma agência de viagens:  Turismo Toledo (Amanda Santos), que foi muito gentil. Acertamos a compra pela Avianca Internacional e o seguro viagem pela Intermac Assistance.

Os dois primeiros dias foram dedicados a conhecer a cidade de Lima (capital do Peru), e foram suficientes para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

16122

De Lima, seguimos de avião para Cusco, onde passamos mais 4 dias, realizando todos os tours pela cidade e pela cultura inca, passando por Águas Calientes, incluindo a visita em Machu Picchu. Realmente fiquei encantada. Recomendo a todos que sonham em conhecer esse lugar maravilhoso.

c-fakepath-cusco-ruins-_-market-4

1410-221350-01

Para finalizar fomos de ônibus de Cusco para Puno, passando um 1 dia na cidade e de Puno para Arequipa onde passamos mais 1 dia.

 

mirador-yanahuara-arequipa

Voltamos de avião para Lima onde passamos mais 1 dia, antes de retornarmos para São Paulo.

aeropuerto-internacional-jorge-chavez

aeropuerto-internacional

775-caru-no-aeroporto

779-van-no-aeroporto


Dicas sobre o Peru:

1) Documentação:
Para ir para o Peru, o cidadão brasileiro que ingressa como turista basta apresentar o RG original, em ótimo estado de conservação  e expedido com até 10 anos de expedição.  Não é necessário o passaporte, se bem que eu fui com ele. (se for utilizar o passaporte ele precisa estar com a validade de até 6 meses da data da viagem).

2) Vacinação
Para entrar no Peru não é necessário vacina. Somente para quem vai para região da Amazônia que é necessário a vacina de febre amarela. A vacina é aplicada gratuitamente nos postos da ANVISA. É ideal tomar essa vacina no mínimo 10 dias antes do embarque.

3) Serviço de Imigração:
O serviço carimba o passaporte e entrega o comprovante de entrada que deve ser guardado com muito cuidado, pois deve ser devolvido na saída.

4) Dinheiro:
A moeda do Peru é o nuevo sol. Apesar na moeda se chamar nuevo sol é comum falar soles. Há notas de 100, 50, 20, 10 e 5 nuevos soles e moedas de 1, 2, 5 nuevos soles, além dos 50, 20, 10 e 5 centavos.

Antes de ir, li que reais podem ser trocados no Peru, mas que a taxa de câmbio não é muito boa. Optei então por levar dólar, que foi facilmente trocada. Uma das notas de 20 dólares que usei lá, por ficar dobrada rasgou (minimamente) e nenhum lugar de câmbio queria trocar. Só consegui trocar nas feirinhas. Fique atento, pois as notas tem que estar em ótimo estado de conservação (sem riscos, carimbos e rasgos, ainda que minúsculos).

Eu também levei cartão de crédito internacional, que foi aceito em todos os lugares. Porém um pouco desvantajoso pela questão da IOF.

billhetes del peru

5) Aluguel de carro:
Logo que sai do aeroporto, peguei um táxi para o hotel. Percebi que o trânsito é louco, os motoristas não respeitam veículos menores, estradas com muitas curvas e altitude, por isso resolvi não arriscar.

6) Roupas (o que levar?):
Fui agora no mês de agosto, inverno no Peru, portanto levei roupas de frio. Li em alguns sites que vale a pena levar roupas de frio em qualquer época do ano por conta da presença da Cordilheira dos Andes e a altitude que faz com que a temperatura mude de uma hora para outra.  Em Puno por exemplo, pegamos uma temperatura de 2 graus celsius.

7) Idioma:
O idioma predominante é o Espanhol. Eu não falo quase nada de Espanhol e me virei bem no Portunhol. Nas regiões mais andinas o sotaque é um pouco mais complicado, mas dá para entender. Li que existe mais duas línguas: o Quechua (falado na região da serra central) e o Aymara (falado na região de Puno).

8) Voltagem e tipo de tomada
A voltagem padrão no Peru é de 220V.
As tomadas não são padronizadas, encontrei 3 tipos. (Padrão, tipo A, B e C). As vezes as tomadas de alguns aparelhos não encaixavam 100%, ficando um pouco folgado e pendurados, porém carregavam 🙂 ufaaa.

Electrical-220Volts-Hotels-CayoCoco-2

power-outlet

9) Fuso Horário
A diferença entre o horário do Brasil (Brasília) e o Peru é de duas horas a menos.

***

Amei a viagem como um todo, mas sem dúvida me arrependi de não colocar no meu roteiro três lugares que ficará para próxima oportunidade:

Ica, a costa sul de Lima, é um oásis no meio das planícies desérticas do Peru. Lá está localizada a aldeia de Huacachina. A cidade é conhecida pela fabricação do Pisco. Valeria a pena ter conhecido a cidade e as bodegas da região;

huacachina-oasis-desert-ica-peru.rend.tccom.966.544

Ica-Pisco-El-Catadot-Variedades

Reserva Nacional de Paracas que é uma das áreas naturais mais importantes do Peru, onde poderia visitar os pinguins de Humboldt e os leões marinhos. As Islas Ballestas pertencem ao Parque Nacional Marinho, e ficam a mais ou menos 30 minutos da costa de barco.

islas ballestas - embarcaciones

Nazca que fica há 100 km de Ica onde poderia sobrevoar as linhas de Nazca, um dos maiores mistérios arqueológicos do mundo, declarada patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1994.

images

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Peru
http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/ecofotos/viagens-internacionais/peru-lima-pisco-paracas-ica-e-nasca-10984.asp

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s