O que fazer em Natal

12924473_1124827837567708_1112748416639680318_n

Natal é a capital do Rio Grande do Norte, no nordeste do Brasil. A cidade nasceu às marges do Rio Potengi. É conhecida como a “Cidade do Sol”, por ser uma das localidades com maior numero de dias de sol no Brasil.

Minha viagem iniciou em São Paulo, de avião pela antiga Web Jet onde fiz escalas em Brasília e Fortaleza. Nunca mais faço isso, pois passei o dia viajando, ainda mais que nem eu que morro de medo de avião.

015-van-no-aeroporto-de-guarulhos

Depois de uma longa e viagem cansativa cheguei em Natal, fomos recebidos pela CVC que me levou direto para o hotel.

Fiquei hospedada no Yak Plaza Hotel.
Endereço: Av. Presidente Café Filho, 690 – Praia dos Artistas – Natal/RN
Site: www.yakhotel.com.br

081-entrada-yak-plaza-hotel

082-recepcao-e-lobby

123-piscina02

Logo no primeiro dia, após o café da manhã a CVC me pegou no hotel para realizar um City Tour que compreende passeios no Forte dos Reis Magos, Centro de Turismo Natal e o Maior Cajueiro do Mundo.

142-1o-dia-city-tour-forte-dos-reis-magos

213-1o-dia-city-tour-centro-de-turismo-do-natal

250-1o-dia-city-tour-o-maior-cajueiro-do-mundo

No segundo dia optei por alugar um carro ao invés de faz o passeio com a empresa. Parti em direção ao litoral sul. Fui até a divisa de Paraíba e Rio Grande do Norte.

303a-2a-noite-onde-alugamos-nosso-carro-palio

Iniciei pela Praia do Porto. Passei a entrada da Praia e quase já chegando na divisa da Paraíba parando em um posto onde fiz o retorno.

305-2o-dia-litoral-sul-posto-divisa-pb-e-rn

311-2o-dia-litoral-sul-praia-do-porto

Segui para Baía Formosa. Ao chegar lá contratei o passeio de buggy que foi bem bacana.

319-2o-dia-litoral-sul-praia-de-baia-formosa-vista-casa-prefeito

Segui viagem para Barra do Cunhaú e Timbaú do Sul

427-2o-dia-litoral-sul-praia-de-tibau-do-sul

Cheguei na Praia de Pipa que foi eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil e ficou famosa nos anos 80 através dos amantes do surf. Na parte de cima da praia tem as falésias que dominam a paisagem e forma uma espécie de parede natural, perfeita para tirar lindas fotos.

430-2o-dia-litoral-sul-praia-da-pipa

431-2o-dia-litoral-sul-praia-da-pipa

437-2o-dia-litoral-sul-praia-da-pipa

446-2o-dia-litoral-sul-vista-da-praia-de-cacimbinhas

Terminei o dia na Lagoa de Guaraíras onde consegui tirar uma linda foto do por do sol.

451-2o-dia-litoral-sul-lagoa-de-guarairas

No terceiro dia me dirigi ao litoral sul. Passei pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, que é uma base da força aérea brasileira. Foi fundada em 1965 e se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul.

461-3o-dia-litoral-sul-centro-de-lancamento-barreira-do-inferno

Continuei pela Praias do Cotovelo, Pirangi e Búzios.

479-3o-dia-litoral-sul-praia-de-buzios

481-3o-dia-litoral-sul-praia-de-buzios

Em seguida segui para Baía dos Golfinhos. Parei no mirante dos Golfinhos para tentar ver o show que dizem que pode ser visto de lá, mas infelizmente não consegui ver nenhum.

518-3o-dia-litoral-sul-mirante-dos-golfinhos

As paradas seguintes foram nas praias de Tabatinga e Cumurupim Essa praia tem como cartão postal seus arrecifes. Quando a maré está baixa a Pedra Oca é uma espécie de gruta permite que os turistas passeiam sobre as pedras.

536-3o-dia-litoral-sul-van-na-praia-de-camurupim

847-6o-dia-pedra-oca-praia-de-barreta

Terminei na Praia do Amor. Vizinha da praia da Pipa, está localizada na Ponta do Amor. A origem do nome do local é devido ao desenho das pedras que formam as piscinas em formato de coração. Dessa forma, seja pela beleza ou pela simbologia, a Praia do Amor costuma ser o local perfeito para encontros românticos.

552-3o-dia-litoral-sul-praia-do-amor

559-3o-dia-litoral-sul-praia-do-amor

559b-3o-dia-litoral-sul-chapadao-da-praia-do-amor

No quarto dia fiz o passeio ao Litoral Norte. Iniciei passando pela Ponte de Todos (Newton Navarro) que passa pelo Rio Potengi. Devido sua altura e imponência, acabou virando atração turística.

577-4o-dia-indo-para-litoral-norte-ponte-de-todos-ponte-nova

579-4o-dia-indo-para-litoral-norte-ponte-de-todos-ponte-nova

Conheci as praias de Rendinha, Santa Rita, Rio do Fogo, Pitinga e Praia de Zumbi, nessa última até achei engraçado, pois vimos uma placa dizendo que o carnaval de 2009 iria bombar lá, mas não vimos nenhuma pessoa e nem zumbi na região. (kkkk)

583-4o-dia-litoral-norte-praia-de-redinha

584-4o-dia-litoral-norte-praia-de-redinha

619-4o-dia-litoral-norte-praia-de-zumbi

621-4o-dia-litoral-norte-praia-de-zumbi

 

628-4o-dia-litoral-norte-lu-na-br-101-rio-grande-do-norte

Fui até a praia de Maracajaú (onde está o complexo Ma-Noá, conhecido como o maior complexo de lazer do Rio Grande do Norte. Foi inaugurado em 1999 e oferece aos clientes diversas opções de lazer como toboáguas e cascatas artificiais. Além disso eles oferecem mergulhos, passeios à cavalo e de quadriciclo).

634-4o-dia-litoral-norte-praia-de-maracajau

643-4o-dia-litoral-norte-praia-de-maracajau-ma-noa-mergulho

644-4o-dia-litoral-norte-praia-de-maracajau-ma-noa-mergulho-nos-parrachos

Segui até a Praia de Maxaranguape e no Cabo de São Roque, que foi construído em 1898 e tem uma altura de 32 metros. Queria ter ido até o Farol do Calcanhar ou Farol de Touros localizado em uma região que faz um ângulo agudo, é considerada a esquina do Brasil, mas não fui 😦 O Farol de Touros é conhecido por ser o maior farol do Brasil situado no município de Touros, a 86 km de Natal.  Tem 62 metros de altura e 298 degraus. ambiente.

656-4o-dia-litoral-norte-praia-de-barra-de-maxaranguape

649-4o-dia-litoral-norte-praia-cabo-de-sao-roque

Passei pelas praias de Muriú, Porto Mirim, Jacumã e Pitangui.

665-4o-dia-litoral-norte-praia-de-muriu-mirante

672-4o-dia-litoral-norte-praia-de-porto-mirim

674-4o-dia-litoral-norte-praia-de-jacuma

681-4o-dia-litoral-norte-praia-de-pitangui

Para finalizar o dia fui na Lagoa do Jacumã onde pude aproveitar o aerobunda. Para praticá-lo é preciso primeiro subir nas dunas, fomos através de carro. É uma espécie de tirolesa. Desci suspensa por um cabo de ferro, caindo no lago. A subida de volta é feita por um carrinho também suspenso e movido à um motor de carro. Bem legal!!!!! Recomendo. O skibunda não pude fazer, pois eles nos comentaram que isso estava jogando muita areia na lagoa, prejudicando o meio

685-4o-dia-litoral-norte-van-na-lagoa-do-jacuma

695-4o-dia-litoral-norte-lagoa-do-jacuma-aero-bunda

696-4o-dia-litoral-norte-lagoa-do-jacuma-aero-bunda

698-4o-dia-litoral-norte-lagoa-do-jacuma-aero-bunda

702-4o-dia-litoral-norte-lagoa-do-jacuma-aero-bunda

O quinto dia foi reservado para fazermos o passeio nas Dunas de Genipabu, no caminho passamos pelo Rio Ceará Mirim onde as balsas atravessam os carros para o lado da praia.

714-5o-dia-balsa-para-travessia-do-rio-praia-barra-do-rio

A tarde fiz um passeio pelas Praias centrais:

Praia dos Artistas: Fica a 5 minutos do Centro de Natal, onde ficava meu hotel. Nela encontrei muitos coqueiros e pouca circulação de pessoas. Na época que fui (2009) me disseram que estava bem perigosa essa região, então procurei não ficar andando muito. Ia somente até o Centro de Artesanato que tem preços bem acessíveis e dá para fazer bastante comprinhas. Endereço: Av. Presidente Café Filho, 1160 – aberto das 8h as 23h.

780-5o-dia-praia-do-forte-iemanja

802-5o-dia-praia-dos-artistas

Praia de Areia Preta: O mar é tranquilo e as águas transparentes. Tem esse nome porque existem algumas pedras no lugar que são formadas por um material ferruginoso que quando entram em decomposição deixam o local com a areia escurecida. O Relógio de Sol é o ponto turístico da praia. Ele mede as horas levando em conta a posição do sol.

818-5o-dia-praia-de-areia-preta-bussola

Praia do Meio:  Fica na Avenida Senador Dinarte Mariz (Via Costeira) que liga a zona sul e leste de Natal. Lá encontramos um Complexo Hoteleiro (dezenas de hotéis de luxo e médio porte).

824-5o-dia-praia-de-via-costeira-sehrs-hotel

Na Via Costeira é onde fica o Parque Estadual das Dunas de Natal que é utilizado para pesquisas, estudos e desenvolvimento de projetos de manutenção da biosfera. Também pude avistar o Farol de Mãe Luiza. Ele é movido a energia elétrica e seus pontos giram a 12 segundos atingindo 44 km de distância. Ele fica no alto de uma duna e tem esse nome por conta do bairro onde está localizado. De lá pode-se ter uma vista perfeita do litoral de natal, mas não subi lá.

823-5o-dia-farol-de-mae-luiza

Praia de Ponta Negra: Pode se dizer que é a “Copacabana” de Natal. Tem diversos hotéis, restaurantes na região e muitas barracas ao longo da praia. Bastante movimentada. É lá onde fica o Morro do Careca, que é o cartão postal de Natal. Ele é chamado assim porque tem uma imensa faixa de areia em meio a plantação que o encobre. Na década de 90 era praticado o skibunda, mas depois foi fechado por conta da degradação do meio ambiente.

861-6o-dia-praia-de-ponta-negra

No penúltimo dia fiz um tour mais light pelo Centro de Natal conhecendo alguns pontos turísticos do local como a Prefeitura, a Câmara Cascudo, Solar Bela Vista e o Teatro Alberto Maranhão.

811-5o-dia-prefeitura-da-cidade-de-natal

812-5o-dia-casa-camara-cascudo-na-cidade-de-natal

814-5o-dia-teatro-alberto-maranhao-na-cidade-de-natal

Passei para tirar uma foto do Pórtico Monumental de Natal ou Pórtico Reis Magos, que fica às margens da BR-101, ponto de entrada da cidade de Natal.  É uma estrela cadente feita de concreto, abaixo dela a estátua dos três reis magos. A noite fica bem iluminada.

560-3o-dia-portico-da-entrada-de-natal

Após esse passeio resolvi fazer umas comprinhas no Centro de Artesanato Potiguar. Um dos mais populares das cidade, tem em média umas 200 lojinhas e boxes de produtos locais e artesanatos. Endereço: Av. Roberto Freire.

834-5o-dia-shopping-artesanato-potiguar

835-5o-dia-shopping-artesanato-potiguar

836-5o-dia-shopping-artesanato-potiguar

Durante a minha estadia em Natal passamos por esse lugares que recomendo:

Restaurante Pinga Fogo
Vila Miguel Castro, 1329 – Lagoa Nova, Natal, RN.
www.restaurantepingafogo.com.br/

459-restaurante-pinga-fogo-onde-jantamos-3a-noite

Restaurante Tábua de Carne
Av. Sen. Dinarte Mariz, 229 – Parque das Dunas, Natal, RN.
tabuadecarne.com.br/

708-5a-noite-restaurante-que-jantamos-tabua-de-carne

Enfim, após 1 semana em Natal chegou o dia de ir embora. Fui para o Aeroporto Augusto Severo onde embarquei para São Paulo. Na volta, vi um moço super parecido com o Solimões da dupla “Rio Negro e Solimões” e passei maior mico sorrindo para ele.

878-aeroporto-augusto-severo-natal

881-saguao-do-aeroporto-augusto-severo-natal

886-van-no-aeroporto-augusto-severo-natal-lampiao-e-maria-bonita

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Natal_(Rio_Grande_do_Norte)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s