Ano Novo – História e Tradições

2015

HISTÓRIA DO ANO NOVO

Segundo os estudiosos, a primeira comemoração chamada de “Festival de Ano-Novo” ocorreu na Mesopotâmia, por volta de 2.000 A.C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primeira, um dos momentos que o sol se aproxima da linha do Equador e os dias e noites tem a mesma duração. No calendário isto ocorria em 25 de março.

mesopotamia20-20literatura20e20religiao20-20brescola1

Os romanos foram os primeiros a estabelecer um dia no calendário para a comemoração desta grande festa. O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 A.C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 A.C. por Júlio César. Em 1582 a igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário Gregoriano, que é quase universal, inclusive em alguns países não cristãos, onde foi adotado apenas para uso civil.

tumblr_ng8h0t55Lg1rvwch2o6_1280

TRADIÇÕES PELO MUNDO

Alemanha
Uma tradição da Alemanha é incluir nos banquetes o leitão como um dos seus pratos. As mesas são decoradas com porcos em miniatura (feitas de marzipã, açúcar e massa de biscoito). O povo simboliza boa sorte, fartura, fertilidade e riqueza.

alemanha

Argentina
As argentinas solteiras costumam usar calcinhas rosas na virada do ano para atrair o amor. É de costume também, na hora que o relógio bate meia noite, os argentinos darem um passo a frente com o pé direito, justamente para dar sorte no próximo ano.

argentina

Austrália
Em Sidney uma das cidades mais importantes da Austrália, três horas antes da meia noite há uma queima de fotos em frente ao Ópera House e da Golden Bridge, o cartão postal da cidade. Os australianos se juntam no ponto para assistir esse espetáculo e depois voltam para suas casas para passar em família, só então retomam as ruas na madrugada para os pubs e para as praias.

australia sidney

Áustria
A tradição dos austríacos é de derramarem chumbo derretido em uma tigela com água a meia noite. Eles observam as figuras que formam. Por exemplo: se formar uma bola significa boa sorte; se formar uma âncora significa que a pessoa precisará de ajuda no próximo ano; se formar uma cruz pode significar morte.

austria

Brasil
O Réveillon na Praia de Copacabana é considerada um dos maiores do mundo, reunindo cerca de dois milhões de pessoas. A tradição começou em 1970 quando o Hotel Méridien decidiu fazer um espetáculo com fogos de artifícios no local. Com o passar dos anos os estabelecimentos e a prefeitura aderiram a comemoração. Em 2001 os fogos começaram a serem lançados da balsa e o show demora cerca de 30 minutos.

Temos também diversas tradições nessa época: vestir-se de branco durante a passagem do ano, pular sete ondas fazendo um pedido para cada uma delas, comer lentilha na ceia, brindar com champanhe, entre outros. Tudo isso para trazer sorte no próximo ano.

Brasil

Chile
É tradição dos chilenos varrerem a sua casa de dentro para fora para remover as más energias.

Chile varrer a casa

China
Os chineses têm seu próprio calendário que é com base no tempo que a lua leva para dar a volta na terra (calendário lunar). As festividades do ano novo duram um mês. Tradicionalmente os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e trazer sorte. Nessa época também costumam pagar todas as suas dívidas e na noite da véspera deixam todas as luzes acesas para representar luz  e calor humano. A meia noite há uma grande queima de fotos, pois acredita-se que o barulho dos fogos espanta os maus espíritos.

cHINA

Colômbia
A tradição na Colômbia é pegar uma mala vazia e dar uma volta no quarteirão bem no meio da noite da virada do ano. O significado é atrair muitas viagens no ano que se inicia.

colombia

Dinamarca
Durante a virada é comum os dinamarqueses subirem e pularem das cadeiras, na esperança de acabar com todos maus espíritos e trazer boa sorte para o próximo ano. Alguns também quebram os pratos nas portas de seus amigos, como prova de amizade e lealdade. Os que mais tiverem quantidades de cacos na frente de suas casas é os que têm mais amigos.

dINAMARCA2

Escócia
Na terra do Whisky o costume após a virada do ano é visitar um amigo levando presentes simbólicos como: moeda, pão, sal, carvão ou whisky que representam prosperidade, comida, sabor, calor e alegria respectivamente. É necessário que essa visita cruze a porta de casa com o pé direito. Esse costume é conhecido como “primeira passada” (first-foot). Se essa pessoa que visitar for um rapaz moreno representa boa sorte, mas se for uma mulher ou um homem loiro isso pode ser considerado azar.

Escocia

Espanha
Na virada é comum os espanhóis comerem 12 uvas (uma para cada badalada do relógio). A tradição visa trazer boa sorte para cada mês do próximo ano. A passagem de ano em Madrid é um grande evento, em que os espanhóis vão para Puerta del Sol ouvir as badaladas do relógio e fazer os pedidos para novo ciclo.

ESPANHA2

Estados Unidos
Uma das mais famosas viradas do ano nos Estados Unidos é o lançamento da bola de Réveillon da Times Square, em Nova York, às 23:59. Milhares de pessoa se reúnem para assistir uma grande bola presa em um edifício fazer a descida de um minuto chegando as 24:00 no chão. Essa tradição vem de 1907.

Do lado oeste dos Estados Unidos, em Pasadena (Califórnia) tem o costume da “Rose Parade” no primeiro dia do ano. Esse desfile antecede o “Rose Bowl Game” (jogo de futebol entre os times da universidade) e leva milhares de pessoas à rua para assistirem a passagem dos carros alegóricos. Essa tradição dos Estados Unidos vem desde 1886.

Estados Unidos

França
O principal lugar onde os franceses assistem uma grande queima de fogos é na Champs-Elysées em Paris, cada um com sua garrafa de champanhe.

FRANÇA

Grécia
Um pão especial chamado “Vasilopita” é servido a meia noite. Uma moeda normalmente é assada dentro desse pão e ele é cortado precisamente a meia noite. Quem receber a moeda como prêmio terá boa sorte durante o próximo ano.

Grecia

Holanda
É comum em muitas cidades holandesas acenderem fogueiras públicas para queimar as árvores de natal para expulsar os velhos espíritos. Também são organizados mergulhos em uma série de lagos, canais e no mar do norte. Esses eventos são todos televisionados e os participantes são vistos com admiração.

Holanda

Hungria
A ceia tem sempre carne de porco. Como o animal sempre fuça para frente, acredita-se que ao comer porco na virada, a vida sempre seguirá na mesma direção.

Leitoa-assada.

Inglaterra
No primeiro dia do ano em Londres, ocorre o “London New Year Parade”. Esse desfile tem a participação de vários artistas e é assistida por uma multidão que loga as ruas da capital.

Inglaterra

Irlanda
É costume bater com um pão nas paredes das casas para se espantar os maus espíritos.

rosemary bread

Itália
É comum alguns italianos mais corajosos pularem da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre, em Roma, no dia primeiro do ano. O salto é arriscado, pois o rio é raso, além da água ser muito fria nessa época do ano. Essa tradição começou em 1946. O mergulho é uma forma de atrair boa sorte para o próximo ano.

Italia

Japão
O ano novo no Japão é chamado de Oshougatsu. Ele é no dia 1º de janeiro e só termina no 3º dia do mesmo mês (mega feriado). Os japoneses costumam comer macarrão para ter uma vida longa e participam de rituais de purificação. Além disso assistem apresentações de danças tradicionais e um show de fogos de artifício. É comum também as famílias trocarem cartões postais e as crianças receberem o Otoshidama (envelope com dinheiro que representa prosperidade).

Japao

Portugal
Uma das tradições dos portugueses é sair nas janelas de casa batendo panelas para festejar a chegada do ano novo. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro eles comem uma mistura feita com as sobras das ceias, chamada “Roupa Velha”, onde o ingrediente principal é o bacalhau cozido, com ovos e batatas regadas ao azeite.

Portugal

Rússia
A meia noite os russos pegam um pedaço de papel e escrevem um desejo, em seguida queimam, colocam em um copo de champanhe e depois bebem.

Russia

Tailândia
A passagem do ano é festejada de 13 a 15 de abril e é comum acenderem velas e lavarem as estátuas do Buda na cidade.

Tailandia

Turquia
A tradição é colocar três pedras de sal grosso e um saco com turquesas. O amuleto é colocado sobre a porta de entrada e atua para que os maus fluidos não voltem e impregnem a casa de quem o fez.

tURQUIA

TRADIÇÕES EM ALGUMAS RELIGIÕES

Hinduísmo
O ano novo hindu varia entre algumas regiões da Índia, dependendo do estudo dos astros. A festa dura 5 dias. Os indianos acendem velas na véspera do Vikram Samvat (início do ano novo) e as indianas vestem trajes tradicionais de danças.

Hinduismo

Islamismo
Os muçulmanos têm seu próprio calendário que se chama “Hégira” (que em árabe significa emigração), que começou no ano de 632 D.C. do nosso calendário. Eles estão no ano de 1435. O calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto do que o calendário solar. A passagem do ano também é sempre em datas diferentes, geralmente em meados de maio/junho quando Mohammad fez a sua peregrinação de despedida à Meca.

Islamismo

Judaísmo
Os judeus também têm seu próprio calendário (calendário judaico – Tishrei). O ano novo judaico (Rosh Hashaná) é uma data determinada pela fase da lua (meados de setembro). A duração da festa é de 2 dias. As festividades serão para a chegada do ano de 5773 e eles se deliciam com receitas judaicas (uma delas é o Chalah – uma espécie de pão judaico). Tem-se a tradição de comer peixes, pois eles nadam para frente.

Judaismo

Wicca
Os praticantes da religião Wicca comemoram o final de ano e o começo do outro no dia 31 de outubro.

wICCA

Seja qual for a sua religião, a sua crença, a sua tradição, o mais importante é o desejo de uma vida melhor, com MUITAS REALIZAÇÕES para o PRÓXIMO ANO QUE SE INICIA.

Para todos desejamos: PAZ, AMOR, PROSPERIDADE, SUCESSO, MUITO DINHEIRO NO BOLSO E SAÚDE PARA DAR E VENDER!!!

20111129_135153_feliz-ano-novo

simpatias-de-ano-novo-00-600x403

Fonte:
http://www.guiadoscuriosos.com.br/
http://www.miniweb.com.br/imagens/home/dezembro/natla/origem_ano_novo.html
http://www.mundoestranho.abril.com.br/materia/que-povos-comemoram-o-ano-novo-em-outra-data

Anúncios

Um comentário sobre “Ano Novo – História e Tradições

  1. Josa 15 de outubro de 2016 / 10:09

    Parabéns!!
    Quando estiver pertinho do final do ano, virei compartilhar esse maravilhoso prost pra compartilhar com os leitores e seguidores do BLOG DO PARCEIRO.

    http://josenidelima.blogspot.com.br/

    Obrigado pela visita!!
    Sucesso em sua caminahda e Deus te proteja sempre.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s