Perdi os documentos – O que fazer??

65dd88dfd24017984b1728e12221f928

Sempre que estamos viajando, por mais cuidados que tomamos, é sempre importante saber o que fazer, pois imprevistos acontecem.

O que fazer em caso de roubos ou desatenção? Como voltar para o Brasil ou continuar a viagem sem os documentos?

Em primeiro lugar: faça sempre um boletim de ocorrência em uma delegacia local, informando que os seus documentos foram perdidos ou roubados.

PASSAPORTE

1

O Brasil é representado por 92 embaixadas e 68 consulados no mundo. A primeira coisa é descobrir se há uma embaixada ou consulado do Brasil na cidade onde você está. Clique aqui para saber onde fica a mais próxima. Você terá que apresentar o seu boletim de ocorrência.

Se sua data de retorno ao Brasil for muito próxima: O consulado poderá emitir um documento especial chamado ARB (Autorização de Retorno ao Brasil), que é gratuito e válido apenas para voltar ao Brasil. Mas, chegando ao Brasil você terá de tirar um novo passaporte.

Caso continue viajando: Você terá de iniciar o processo de emissão de um novo passaporte, que será emitido no mesmo dia ou não. Você terá que pagar uma taxa e a validade do documento será menor do que o documento tirado no Brasil. Para isso você terá que contar com alguém de sua confiança que reúna todos os documentos necessários, autenticar cópias e enviar tudo para o exterior. Se a estadia no destino estava programada para uma semana ou menos, será necessário esticar a reserva para mais  dias, uma vez que poderá demorar, devido a demanda do consulado ou a entrega dos correios.

CARTÕES DE DÉBITO/CRÉDITO OU TRAVEL CARD

2

Ligue para o seu banco ou para a bandeira de seu cartão solicitando o cancelamento por perda ou furto. A maioria das bandeiras permitem que seja retirada uma segunda via em até dois dias úteis e algumas delas disponibilizam até um adiantamento de emergência até chegar a segunda via.

3

1) Tenha sempre em casa cópias autenticadas de seus documentos antes da viagem: RG, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento. E deixe com alguém de sua confiança. Qualquer emergência, essa pessoa poderá enviar os papeis scaneados ou pelo correio.

2) Antes de viajar, faça duas cópias do passaporte original (página 1, 2 e 3) para utilizar durante os passeios. Deixe o original no cofre do hotel. Quando precisar estar com os dois, ande sempre com as cópias e os originais em lugares diferentes.

3) Sempre leve xerox dos seus cartões (de banco e de crédito) – frente e verso. Anote também os números de emergência no exterior.

4) Leve sempre com você o nome do endereço do local onde estiver hospedado, caso se perca pela cidade.

5) Não utilize apenas uma forma de pagamento.

6) Tenha sempre um seguro viagem que pode ajudar em situações como esta. Alguns oferecem assistência por telefone e até mesmo empréstimo em dinheiro para que você pague as taxas e os preços das diárias dos dias a mais que poderá ter que ficar no país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s